• Ronimara Santos

A dieta do sono


A dieta e o sono estão mais interligados do que podemos imaginar!


Muitos estudos relacionam a dieta à mudanças no padrão do sono.

Alguns hábitos alimentares estão intimamente relacionados à queda da qualidade do sono: pular o café da manhã, substituir as refeições por lanches e adotar um estilo de vida noturno com o consumo de grandes quantidades de comida à noite.


Se você costuma ter esses hábitos, é hora de repensar suas prioridades. Além de evitar aqueles comportamentos listados acima, a inclusão de alguns alimentos na dieta pode ajudar a ter uma noite mais tranquila.

Um dos hormônios responsáveis pela qualidade do sono é a serotonina. Sua produção acontece no intestino a partir de um aminoácido conhecido como triptofano, que está presente em alguns alimentos da dieta. Por isso, a inclusão desses alimentos-fonte pode ajudar na melhora dos quadros de insônia.


QUAIS ALIMENTOS INCLUIR? Alimentos leves, ricos em triptofano como banana, aveia, mel, abacate, leite e derivados desnatados, nozes, castanhas, cereais integrais e sementes de girassol.


QUAIS ALIMENTOS EVITAR? Alimentos muito gordurosos, frituras, pães e massas refinadas, refrigerantes, doces e aqueles ricos em cafeína (café, guaraná, mate, chocolate).


#insônia #sono #dieta #estilodevida #alimentação

18 visualizações
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

R. Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, 105, sala 608, Tijuca, Rio de janeiro - RJ

R. Miguel de Frias, 206, sala 401, Icaraí, Niteroi - RJ

©2015 Ronimara Santos