• Ronimara A Santos

Se você quer comer melhor, precisa aprender isso!

Todos nascemos com a capacidade de identificar a fome e a saciedade. Mas, ficamos menos atentos. Identificar a saciedade é um dom que “vem de fábrica”, basta olhar para dentro. Você VAI SABER EXATAMENTE o momento em que pode parar.


Aprender a parar de comer é uma das capacidades que precisamos adquirir se queremos comer de tudo. É claro que as porções ajudam como referência, mas te pergunto: sua fome é a mesma todos os dias? Não né?

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Nos próximos dias eu te proponho 3 exercícios. Enquanto você come, faça o seguinte:

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1.⏳ Encontre o seu jeito de comer devagar: se para comer mais devagar você precisa se concentrar na sua respiração, ótimo. Se precisa apoiar os talheres na mesa, tudo bem. Ou mesmo, se uma boa cia faz você aproveitar melhor a refeição, que seja!

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2.⏳ Repense suas porções: escolha 1 refeição (almoço ou jantar) onde você come comida e reduza propositalmente a quantidade. Mas não faça uma restrição severa: coloque 4 colheres de arroz ao invés de 5. Ou, 1 bife médio no lugar do grande. Coma e em seguida avalie se foi suficiente. Nós geralmente superestimamos a quantidade de comida que precisamos comer.


3.⏳Encontre suas crenças e ressignifique cada uma: por que você ainda empurra comida para dentro? O que você fala para si mesmo? É porque “não quer desperdiçar”? Guarde para depois. É porque “pagou caro”? Peça para viagem. É porque “você só come isso 1x a cada vinda do cometa Halley”. Repense! Será que é mesmo assim?

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Contem aqui como foi que quero saber as percepções de vocês. Alguém já teve sucesso com algumas dessas estratégias?

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