• Ronimara A Santos

Cloro é tudo igual?

Cloro, água sanitária, alvejante ... qual deles eu uso para higiene de hortaliças?


Decidi dedicar um post para isso quando, depois de publicar um storie no instagram sobre higiene de alimentos, recebi de pelo menos 4 pessoas a informação de que elas estavam usando um produto errado. Olha o perigo! É que existem tantos nomes por aí que a gente se confunde, mesmo. Mas vamos mexer esse angu para você entender, Zé. .

Os produtos à base de hipoclorito de sódio ou cálcio com o teor de cloro ativo entre 2,0% p/p a 2,5% p/p (peso por peso) definidos como "água sanitária", são as substâncias permitidas e indicadas para desinfecção de vegetais de (RDC nº 55/2009).

.

Esses produtos não podem conter a adição de corantes, fragrâncias, sequestrantes, tensoativos ou quaisquer outras substâncias e no rótulo você vai encontrar a indicação clara da diluição adequada e do tempo de exposição ao alimento (RDC N° 110/2016 - ANVISA).

No rótulo daquele produto impróprio para alimentos você vai encontrar em negrito a seguinte frase: “NÃO UTILIZAR PARA A DESINFECÇÃO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO E ALIMENTOS” (RDC N° 109/2016).

.

Foi?

.

Nesse período em que todos estão mais atentos a isso em função da COVID-19, é bom orientar os amigos. Pode mandar essa publicação para eles, clicando aqui no aviãozinho. .

E, como sempre, vale aquela visita no rótulo🔍 .

Fica o dever de se casa: o produto que você tem aí é próprio para o uso em alimento? Olha aí e me conta aqui embaixo. 👇🏼

0 visualização
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

R. Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, 105, sala 608, Tijuca, Rio de janeiro - RJ

R. Miguel de Frias, 206, sala 401, Icaraí, Niteroi - RJ

©2015 Ronimara Santos